COMO FAZER BORDADO PELA PRIMEIRA VEZ?

Bordado com Ponto Areia, por Renata Callado
Foto: Bordado com Ponto Areia, por Renata Callado, Instrutora de Bordado a mão - acervo pessoal

Como fazer Bordado pela primeira vez?

Prepare-se! Bordar é muito mais simples do que você imagina!

Estar na companhia de um bordado é estar junto do melhor que existe em você, a sua própria criatividade e sua alta estima.


POR ONDE COMEÇAR UM BORDADO A MÃO?


Comece pelos pontos mais simples. A simplicidade é a alma da felicidade!

Você não precisa de início sair às lojas para comprar tecidos, uma infinidade de linhas e agulhas, bastidores, enfim; todos os artefatos que de fato, auxiliam no momento de bordar, mas este não é o momento de se preocupar com isso!


Também não vai precisar saber desenhar, ter um projeto de desenho prévio, querer praticar a pintura de agulha logo de início. Você com certeza conseguirá fazer lindos e preciosos trabalhos no bordado, mas primeiro é preciso entender e aprender a base de tudo: o movimento e desenho de cada ponto do bordado a mão.


O QUE É UM PONTO NO BORDADO A MÃO?


O ponto em si no bordado, já é um processo que tem início meio e fim. Cada um dos pontos tem suas particularidades, seus movimentos sequenciais de entrada com a agulha no tecido, saída da agulha, direcionamento da linha, da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, de cima para baixo, de baixo para cima e tantas outras características específicas que precisamos nos habituar.


Nosso corpo, nossa coordenação motora fina, precisa experimentar, experienciar aos poucos, cada um destes movimentos. Nosso corpo é um organismo complexo e extremamente inteligente. Cria memórias mecânicas que conforme vamos evoluindo do processo mais simples (ponto mais simples) ao processo mais complexo (ponto mais elaborado), vamos nos sentindo confortáveis e seguros nesta nova e divina prática da arte de bordar.


Por isso, indico que somente depois que você estiver segura ou seguro e feliz com o resultado do desenho de seu ponto no tecido, daí sim, construa um projeto, vá a loja investir em materiais mais convencionais, digamos assim, para produzir sua peça decorativa, utilitária e também comercial, porque não?


QUAIS MATERIAIS PARA COMEÇAR A BORDAR?


Aconselho que treine nas primeiras vezes, num modo mais econômico, num retalho de tecido. Qualquer retalho de tecido serve, porém os tecidos planos, que têm trama e urdume em ângulos retos (formam um quadriculado com os fios) são mais adequados para iniciar. Preferencialmente use os de algodão cru. 


Observe a sua volta, em seu lar, estamos rodeados deste tipo de tecido plano. Sacas de algodão, aquelas que compramos para pano de chão, por exemplo, podem ser ótimas! Toalhas de algodão mais velhas que usamos para secar louça, podem ser utilizadas. Tecidos de roupas muito velhas também podem ser úteis. 


Retalho de algodão, tecido plano, para amostra de pontos bordados por Renata Callado
Amostra de pontos - acervo pessoal,
Renata Callado

Dependendo de onde você mora, nem mesmo uma loja especializada nestes materiais você irá encontrar. Por isso é tão importante começar com o que você tem em mãos. Observar a existência destes materiais em sua casa, a sua volta que possam ser reutilizados para seus estudos no bordado.


A agulha é algo que se você não tiver em casa, pode adquirir, os preços variam de R$ 2,99 a conjuntos de agulhas por R$6,90 (pesquisa google). Mas como estamos falando de começar de modo econômico, sendo que será uma primeira experiência, você poderá pedir emprestado para alguém da família ou amigos, ou vizinhos! Sempre existe alguém que pode nos ajudar, acredite!


Com relação às linhas, da mesma forma, se não tiver como comprar, peça emprestado apenas uma cor que seja contrastante com o tecido, já é suficiente.


Eu aproveito muito as sobras de linhas  de outros trabalhos. Você pode bordar com um pedacinho de lã, barbantes finos, cordéis, não necessariamente precisa ser uma linha especial para bordar!


Mas um detalhe importante!

Tecido, linha e agulha tem que estar em harmonia. O que quero dizer com isso é o seguinte: a linha precisa passar pela abertura da agulha e não travar, nem ter atrito com o tipo de tecido que você escolheu. Este é um ponto importante de observar para quem vai começar seus aprendizados no bordado no modo econômico.


QUAIS SÃO OS PONTOS BÁSICOS DO BORDADO E COMO FAZER?


Nossa? Você está mesmo empenhada ou empenhado em aprender esta arte milenar! Então bora lá colocar a mão na massa!


Pegue seu retalho de tecido, sua linha e agulha e comece agora!


Quando ensino bordado começo pelo ponto mais simples e fácil de bordar,  o ponto Areia. Veja como fazer no vídeo abaixo:



Posteriormente, sigo ensinando ponto Haste, ponto Atrás, Alinhavo e Corrido. Depois sigo com as variações do ponto corrente ou correntinha.


Só o aprendizado destes pontos já mexem com nossa imaginação e nos dão inúmeras possibilidades de criar lindos bordados feitos por nossas próprias mãos.


Conheça algumas variações do ponto Corrente:


  1. Ponto Corrente ou Correntinha;


    Imagem Ponto Corrente por Renata Callado

  2. Ponto Corrente com Chuleado;

    Bordado ponto Corrente com Chuliado por Renata Callado

  3. Ponto Corrente Zigue-Zague;

    Bordado Ponto Corrente Zigue-Zague por Renata Callado

  4. Ponto Corrente Russo;

    Bordado Ponto Corrente Russo por Renata Callado

  5. Ponto Corrente com Nó;

    Ponto Corrente com Nó bordado por Renata Callado

  6. Ponto Margarida;

    Bordado Ponto Corrente Margarida por Renata Callado

  7. Ponto Corrente em Elo

    Variação do Ponto Corrente Elo, por Renata Callado

  8. Ponto Corrente Tira de Sandália (denominação dada por mim, para efeito pedagógico); 

    Variação do Ponto Corrente, denominado "Tira de Sandália" por Renata Callado


  9. Ponto Corrente Sienense ou  Anelado;

    Bordado do Ponto Corrente Sienense ou Anelado

  10. Ponto Corrente Serpentina.

    Bordado Ponto Corrente Serpentina por Renata Callado


Por onde começar a Bordar?


Comece por aqui! Convido você que chegou até aqui neste texto para assistir a playlist que preparei especialmente para pessoas que como você procuram uma atividade que lhe traga prazer e satisfação.


Também pode lhe gerar renda, por que não? Afinal, um belo bordado será sempre apreciado, admirado e valorizado por todos nós, sendo que esta atividade acompanha a humanidade há cerca de 2,7 milhões de anos.


E aí? Se animou? Então, clica no vídeo e borda comigo!



Adquira um kit para bordar a mão
completo para iniciantes

Comentários