PONTO CHEIO BORDADO

PONTO CHEIO BORDADO, COMO FAZER? INSTRUÇÕES COMPLETAS!

Bordado Flor Psicodélica por Renata Callado
Foto: Flor com ponto Cheio em Relevo, diferentes alturas
Por Renata Callado - acervo pessoal


O Ponto Cheio no Bordado Livre, nos traz inúmeras possibilidades de preenchimento dos espaços vazios no bordado. Nas mais diversas formas orgânicas (como as formas da natureza) ou geométricas, podemos imprimir com a execução deste ponto, belíssimos coloridos feitos a mão em alto relevo.

TIPOS DE PONTOS CHEIO NO BORDADO A MÃO.


Detalhe interior ponto cheio por bordado por Renata Vocavit

Para que você saiba com clareza existem dois tipos de pontos cheios no bordado a mão, que podemos aplicar ao bordado livre: O Ponto Cheio Plano e o Ponto Cheio.

A diferença entre eles não está somente na altura de seu volume no tecido, mas principalmente na forma de fazer cada um deles.


Conheça o Ponto Cheio Plano no Bordado a mão.


Detalhe ponto Cheio Plano e Ponto Cheio Relevo, por Renata Vocavit
O Ponto Cheio Plano é o mais simples de se fazer, é um dos pontos fundamentais do bordado. Para você que está iniciando se quiser começar a treinar o ponto cheio, sem saber os pontos básicos, comece pelo ponto cheio plano, é o mais aconselhável.


Pois para fazer o Ponto Cheio do tipo Plano, você não precisa se preocupar em bordar camadas e camadas de preenchimento com pontos alinhavo, haste ou correntinha, antes de finalizá-lo.


Precisa apenas trabalhar pontos retos paralelos bem unidos feitos com certa firmeza no tecido em linha reta. Aconselha-se o uso de bastidor para esticar o tecido. Mas se você não tiver bastidor para bordar e não puder investir de início neste acessório, pode bordar este ponto apoiado em suas mãos mesmo. Precisa cuidar somente para não deixar a linha repuxar o tecido, isto você controla quando sentir que a linha já está firme o suficiente parando de puxá-la. Com treino, você conseguirá um equilíbrio muito bom e seu ponto será harmônico.


Você poderá bordar os fios paralelos e unidos em todos os sentidos de linhas retas conhecidas; são eles: sentido horizontal, sentido vertical e sentido inclinado ou oblíquo. 


Saiba mais sobre o Ponto Cheio em Relevo no Bordado a mão


Este sim requer mais experiência, pois dependendo da altura do volume que você quiser imprimir no tecido, a quantidade de processos de execução do ponto aumenta de um modo diretamente proporcional.

Vamos entender isto!


O Ponto Cheio, nada mais é do que o ponto cheio plano bordado sobre um enchimento que lhe dá relevo. Vamos ao passo a passo!


Guia passo a passo: Ponto Cheio em Relevo como fazer?


Pétala com Ponto Corrido



Primeiro Passo: Antes de começar o ponto propriamente dito faz-se um contorno no desenho com ponto corrido ou alinhavo bem miúdo. 






Preenchimento com ponto corrido


Segundo Passo: Preencha a parte interna com várias carreiras alternadas de ponto corrido ou alinhavo. Acaso queira dar um relevo mais bojudo, preencha o espaço com ponto haste ou correntinha.





Pontos Retos para ponto Cheio

Terceiro passo: Com o preenchimento feito a seu gosto, começa-se a execução do ponto cheio em si, que implica em recobrir o relevo, com pontos bem regulares e unidos no sentido que desejar; horizontal, vertical ou inclinado.






Poá com Ponto Cheio na mão.


Ah! Nosso famoso Poá, este simpático tecido que nunca sai de moda! Imaginem um poá bordado? Então, as bolinhas bordadas de ponto cheio, já são velhas conhecidas, em seus primórdios eram feitas com linhas brancas em tecidos de fundos brancos. Na década de 70, os coloridos das linhas entram em ação e até os dias de hoje ainda podemos encontrar este tipo de padronagem nos tradicionais bordados a mão em elegantes peças de lençóis e toalhas de mesas refinadas. 


Porém no bordado livre, podemos soltar a criatividade! Saber bordar as famosas bolinhas de ponto cheio, pode ser um diferencial para seu projeto de peça única decorativa ou utilitária.


Como fazer Bolinhas com Ponto Cheio na Mão



Primeiro Passo


Fase 1 - Ponto Cheio Plano para Poá, por Renata Callado
Contorno poá com ponto Cheio
Após desenhá-las no tecido, faz-se um contorno com 
ponto alinhavo miúdo.

Para desenhar círculos perfeitos você poderá usar réguas do tipo gabarito geométrico, que podem ser encontradas em lojas virtuais ou papelarias especializadas de sua cidade. 

Acaso você não tenha como adquirir, pode usar moldes feitos por você, com botões  de tamanhos diferenciados, tampinhas de garrafa, pode usar compasso para fazer moldes de papelão ou papel cartão de diversos tamanhos; enfim, objetos de formato circulares que existem ao nosso redor ou que estão presentes em nosso dia-a-dia servem muito bem.


Técnica para fazer poá bordado, por Renata Callado
Poá com Ponto Cheio finalizado
Você vai observar o tamanho da circunferência de seu círculo, se for muito pequeno, somente o contorno feito com alinhavo serve para dar volume, basta finalizar com o ponto cheio plano.




Segundo Passo


Fase 1 - Poá em ponto cheio relevo, por Renata Callado
Base para ponto cheio com alinhavo

Mas se for um tamanho maior, requer mais preenchimento, pode-se adotar a seguinte técnica.


Após preencher com ponto alinhavo, haste ou correntinha, para dar maior relevo borda-se a bolinha com ponto cheio em sentido contrário, ao que se pretende finalizar o bordado, por dentro do contorno feito com o ponto alinhavo e faz-se o acabamento final bordando o ponto cheio no sentido previsto em seu projeto.


Veja a sequencia nas imagens abaixo:


Fase2- para círculo bordado com Ponto Cheio Relevo, por Renata Callado
Segunda base feita para ponto cheio
com ponto reto


Cobertura interna do Ponto Cheio para dar mais relevo ao ponto, feita por dentro do contorno de ponto alinhavo.






Fase 3- para círculo bordado com Ponto Cheio Relevo, por Renata Callado

Finalização do trabalho com Ponto Cheio feito pela parte externa do círculo feito com o contorno de ponto alinhavo para dar mais relevo ao ponto.


Então! Me conta aqui nos comentários se você já conhecia a diferença entre o ponto cheio plano e o ponto cheio em relevo?


Agora que você já tem bastante conhecimento teórico é hora de praticar!

Bora lá, colocar a mão na massa?


Assista a vídeo aula do Canal Bordados Livres junto comigo!

Espero você por lá!




Compre aqui seu kit para bordar iniciantes



Comentários