BORDADO A MÃO: Conheça o Ponto Enodado
É de um antigo livro, uma versão italiana impressa na década de 60, traduzida para o português que retiro preciosos conteúdos sobre bordado a mão, tanto para minhas aulas no youtube quanto para meus artigos aqui do blog.
O ponto Enodado no Bordado é um deste conteúdos raros de se encontrar na internet.
Não confunda Ponto Enodado com o famoso e velho conhecido Nó Frances!
São desenhos bem diferentes e formas diferentes de trabalhar a linha e agulha no tecido.
Por muito tempo e até pouco tempo atrás acreditava estar falando da mesma coisa. Mas pesquisando para as aulas descobri que o ponto enodado nada tem de parecido com o nó francês.
É um ponto que consiste em dar um nó na linha e abraçar o tecido ao mesmo tempo com a agulha. Enquanto que o nó francês envolvemos a linha na agulha várias vezes antes de entrar com a agulha no tecido novamente. É um pouco mais complexo de fazer, pois requer uma habilidade manual um pouco mais treinada.
O ponto Enodado parece difícil mas é super simples, fácil de fazer e super ornamental. Tranquilo para aquele iniciante no bordado que já quer fazer diferente!
![]() |
Foto: Amostra de Pontos videoaula canal Bordados Livres com Renata Callado - YouTube - acervo pessoal |
Os nós são claramente visíveis no decorrer do ponto bordado. Com volumetria que se destaca no tecido. Na imagem você pode ver a versão natalina do ponto enodado, onde utilizei 3 tipos de linhas diferentes na mesma agulha:
- uma linha cordãozinho mesclada verde clara e branca;
- uma linha de meada 6 fios verde escura;
- uma linha dourada Gütermman.
Preciso comentar aqui que a linha Gütermman de fabricação nacional; tem excelente qualidade. É super resistente e dá um visual incrível para o bordado, aconselho experimentar trabalhar com essa linha!
Com este ponto você pode bordar em linhas retas ou curvas, vale tentar preenchimentos também! O que vale é a sua criatividade!
Sempre digo nas aulas para estarem atentos ou atentas as possibilidades de variações com as linhas. Experimentar diferenciá-las! Sair da zona de conforto da tradicional linha de meada.
O bordado livre carrega esta essência; onde temos a liberdade de escolher, onde bordar, com o que bordar e como bordar. Esta sensação de liberdade é que nos traz motivação para exercitarmos o nosso potencial criador.
Veja no vídeo como fazer este ponto no passo a passo.
Você vai amar!
Videoaula Ponto Enodado no Bordado a Mão
Comentários
Postar um comentário
Ficarei muito feliz ao receber seu comentário. Que você tenha sempre harmonia, saúde e alegria de viver! Sinta meu abraço!