Tutorial de Bordado - PONTO PENA COM NÓ ESPANHOL - Um bordado delicado e de muita personalidade!

Guia passo a passo: Domine o Ponto Pena com Nó Espanhol!

Padrão - Barra Decorativa, por Renata Callado - Esp. em Criação e Produção de Moda
Padrão - Barra Decorativa em ponto Pena com Nó Espanhol
Por Renata Callado/ Tutorial de Bordados - Canal Bordados Livres /YouTube

Você adora bordar barrinhas decorativas em suas peças de cama, mesa e banho?  Então vai se encantar com este ponto de bordado a mão! O Ponto Pena com Nó Espanhol imprime no tecido um desenho delicado e cheio de personalidade! Simples de fazer, você poderá bordar com ou sem bastidor, o que facilita muito o processo em toalhas e tecidos mais rústicos, porém cabe muito bem para tecidos mais finos e requintados também! Tudo vai da experiência e gosto de quem está bordando e criando com este ponto. 

A linha mais indicada para bordar o ponto pena com nó espanhol é a linha com estrutura em torçal, formatos de cordas ou cordões. Porém podemos nos aventurar com as linhas de meada, e outras estruturas, sendo que nesta opção, bordar com o uso do bastidor se torna mais adequado. 

O ponto pena com nó espanhol é uma mistura de dois pontos conhecidos do bordado a mão. O ponto Pena e o Ponto Corrente Torcido, bordado em zigue-zague. Começamos o bordado desenhando, marcando no tecido linhas paralelas e uma linha central. Pode-se desfiar o tecido, se assim preferir, ou marcar com canetas ou lápis especiais que saem após lavagem ou alta temperaturas.

Importante saber que este ponto pode ser aplicado em curvas leves também, ou seja, você poderá contornar os cantos de suas peças e combinar esta decoração com outros pontos se desejar. 

Vale muito aprender e soltar a sua criatividade!

Como Bordar o Ponto Pena com Nó Espanhol - Guia completo!

1- Marcamos as linhas paralelas e uma linha central. A distância que determinei entre as linhas foi de 1 cm ou 0.39 in e na metade desta medida teremos a linha central.

Passo 1 - Linhas de base para bordar o ponto pena com nó espanhol. Por Renata Callado.
Passo 1 - Base para ponto Pena com Nó Espanhol, por Renata Callado
Esp. em Criação e Produção de Moda - acervo pessoal.

2- Primeiro movimento do ponto. Iniciamos o ponto Pena com Nó Espanhol, de baixo para cima, da direita para a esquerda. Lembrando que esta referência pode mudar conforme a mão que as bordadeiras ou bordadeiros seguram a agulha. Esta referência vale para destros. Mas o importante é você estar confortável no momento de realizar seu bordado. Saímos com a agulha do verso para a frente do tecido, na primeira linha de base das paralelas (ver foto abaixo). Posteriormente, direcionamos a agulha da esquerda para a direita a uma distância de 5 a 6 fios de trama equivalente a mesma distância entre a linha de base e a linha central (segunda linha paralela).

Passo 2 - Ponto Pena com Nó Espanhol
Passo 2 - Primeiro movimento do ponto Pena com Nó Espanhol, por Renata Callado
Esp. em Criação e Produção de Moda - acervo pessoal

3- Segundo movimento do ponto. Entramos com a agulha da frente para o verso do tecido, inclinando em diagonal da direita para a esquerda, saindo do verso para a frente do tecido na 3ª linha paralela, mantendo a mesma referência de distância que determinamos na linha de base.

Passo 3 - Ponto Pena com Nó Espanhol
Passo 3 - Segundo movimento do ponto Pena com Nó Espanhol, por Renata Callado
Esp. em Criação e Produção de Moda - acervo pessoal

4- Terceiro movimento do ponto. O Próximo passo requer bastante atenção! Vamos fazer o ponto corrente torcido. Passamos a linha por cima e depois por baixo da agulha envolvendo-a em um único movimento (enlace), de cima para baixo. Puxamos a agulha, formando o ponto corrente torcido.

Passo 4 - Ponto Pena com Nó Espanhol
Passo 4 - Terceiro movimento do ponto Pena com Nó Espanhol, por Renata Callado
Esp. em Criação e Produção de Moda - acervo pessoal

5- Quarto movimento do ponto. Agora devemos ficar atentos a linha central das paralelas, onde temos o "cotovelo" do ponto corrente torcido; o ponto exato onde as linhas se cruzam neste ponto. Devemos entrar com a agulha por baixo do "cotovelo" e mirá-la na linha central. Entrando da frente para o verso do tecido, inclinando para baixo, sempre usando a mesma referência de distância, saindo com a agulha do verso para a frente do tecido na linha de base. 

Passo 5 - Ponto Pena com Nó Espanhol
Passo 5 - Quarto movimento do ponto Pena com Nó Espanhol, por Renata Callado
Esp. em Criação e Produção de Moda - acervo pessoal

6- Quinto movimento do ponto. Agora basta repetir o movimento do ponto corrente torcido novamente, porém desta vez o ponto estará inclinado para baixo. Envolvemos a linha na agulha por cima e depois por baixo em um único movimento levando a linha de baixo para cima desta vez. Posteriormente puxamos a agulha para formar o conjunto de pontos correntes torcidos em zigue-zague. Repetimos os movimentos, entrando com a agulha por baixo do "cotovelo" do ponto corrente torcido, inclinando a agulha novamente para cima, trabalhando os ponto correntes torcidos ora para cima e ora para baixo, até finalizar a barra decorativa.
 
Passo 6 - Ponto Pena com Nó Espanhol
Passo 6 - Quinto movimento do ponto Pena com Nó Espanhol, por Renata Callado
Esp. em Criação e Produção de Moda - acervo pessoal.

Finalização do Ponto. Chegando no tamanho de barrado desejado finalizamos o ponto do mesmo modo que o ponto corrente simples. Passando a agulha da frente para o verso do tecido trabalhando um pesponto envolvendo o elo do último ponto corrente torcido. Vale lembrar que podemos bordar linhas curvas bem suaves com este ponto, mantendo o mesmo espaçamento entre as linhas (paralelas) de referência sobre o tecido.

Finalização do Ponto Pena com Nó Espanhol canal Bordados Livres / youtube.
Finalização do ponto Pena com Nó Espanhol, por Renata Callado
Esp. em Criação e Produção de Moda - acervo pessoal

Carreira em ponto Pena com Nó Espanhol, por Renata Callado.
Barra decorativa em ponto Pena com Nó Espanhol, por Renata Callado.
Produção para tutorial do Canal Bordados Livres/Youtube, por Renata Callado. 

Você poderá assistir o vídeo tutorial sobre este artigo do ponto Pena com Nó Espanhol, para reforçar e complementar seus estudo de Bordado. Desejo que você faça muito sucesso em suas peças com este ponto! Que consiga aproveitar este conhecimento em suas criações!

Obrigada por acessar minha página!

Boa prática para você!

Até breve!

Comentários