Caseado Bordado em Alto Relevo.
 |
Foto: Faixa de Pontos Caseados em Alto Relevo - retas e curvas, por Renata Callado - acervo pessoal
|
Estamos falando hoje sobre mais um bordado de alto relevo lindíssimo e extremamente decorativo, a faixa de pontos caseados elevados ou levantados pode ser bordada em barrados retos ou curvos imprimindo volume e personalidade ao bordado livre! Com passo a passo muito simples e fácil de fazer vale muito aprender e aplicar em peças de cama, mesa e banho. Para letras, monogramas os caseados em alto relevo dão destaque especial ao desenho da letra em função do volume e espessura robusta típica deste ponto.
Para o passo a passo vamos bordar uma faixa em linha reta, com paralelas de distância 0,5 cm entre si com comprimento de 5cm.
 |
Foto: Dimensão da faixa para bordar, definindo as medidas, por Renata Callado (acervo pessoal) |
Saiba como Bordar caseados em alto relevo no passo a passo.
Passo 1 - Após definir o desenho da nossa faixa para bordar, traçando linhas paralelas com o tamanho e largura desejados, estruturamos o tecido com pontos retos ou lançados com mesmo espaçamento entre si, para que possamos bordar os caseados. Saímos com a agulha do verso para frente do tecido no ponto inicial da linha superior da faixa e descemos em linha reta com a agulha da frente para o verso do tecido na linha inferior da faixa (linha de baixo).
.png) |
Foto: Fase1/ Estruturando o tecido para bordar os caseados, por Renata Callado (acervo pessoal) |
Passo 2 - Após o primeiro ponto reto ou lançado feito, determinamos a distancia que desejamos deixar entre os pontos, neste caso contamos 4 fios de trama e manteremos o padrão por todo comprimento da faixa. Saímos com a agulha do verso para a frente do tecido na linha inferior da faixa a uma distância de 4 fios de trama e levamos a agulha em linha reta para a linha superior da faixa entrando da frente para o verso do tecido.
.png) |
Foto: Fase 2 /Definindo espaçamento entre pontos retos, por Renata Callado (acervo pessoal) |
Deste modo teremos 2 pontos retos ou lançados feitos.
.png) |
Foto: Fase 2/ Bordando a sequencia de pontos retos em paralelas, por Renata Callado (acervo pessoal) |
Agora é só seguir bordando os pontos retos ou lançados por toda extensão da nossa faixa desenhada sobre o tecido. Vale lembrar que neste caso de faixas em linhas retas, você poderá desfiar o tecido para demarcar a largura da sua faixa se preferir, ao invés de desenhar.
.png) |
Foto: Fase 3/ Iniciando os caseados, por Renata Callado (acervo pessoal) |
Passo 3 - Finalizada a nossa faixa de pontos retos ou lançados, podemos dar início ao bordado dos caseados. Agora com o bordado no sentido vertical (ver imagem acima) saímos com a agulha acima do primeiro ponto lançado e ao lado esquerdo bem próximo da linha de base da nossa paralela desenhada sobre o tecido. Inclinamos a linha para a esquerda e para baixo. Inserimos a agulha de cima para baixo, por entre o tecido e o primeiro ponto lançado, deixando a linha por baixo da agulha e puxamos a agulha para a esquerda levemente. Teremos o nosso primeiro ponto caseado feito!
.png) |
Foto: Fase 3/ Bordando a primeira carreira de pontos caseados em relevo, por Renata Callado (acervo pessoal) |
Passo 4: Repetimos o procedimento por toda a extensão da faixa e ao final descemos com a agulha da frente para o verso do tecido logo ao lado (junto) do último caseado feito e arrematamos a primeira carreira.
.png) |
Foto: Fase 4/ Finalizando a primeira carreira de pontos caseados elevados, por Renata Callado (acervo pessoal) |
Em seguida damos início a segunda carreira de pontos caseados recomeçando o bordado ao lado do primeiro caseado, da primeira carreira e acima do primeiro ponto lançado, do mesmo modo como iniciamos a primeira carreira, repetindo todo o processo.
.png) |
Foto: Fase 4/ Iniciando a segunda carreira de pontos caseados, por Renata Callado (acervo pessoal) |
Inserimos a agulha por entre o tecido e o primeiro ponto lançado, inclinando a agulha para a esquerda, repetindo o mesmo movimento de casear que fizemos para bordar a primeira carreira de pontos. Ao passo que vamos repetindo o procedimento, vemos a faixa sendo preenchida regularmente pelos pontos caseados.
.png) |
Foto: Fase 4/ Bordando a segunda carreira de pontos caseados elevados, por Renata Callado (acervo pessoal) |
Quando chegamos no final da segunda carreira, arrematamos o bordado do mesmo modo que fizemos na primeira carreira de pontos. Finalizando desta forma a nossa faixa de pontos caseados em alto relevo.
.png)
|
Foto: Arremate da segunda carreira - faixa caseada em alto relevo concluída, por Renata Callado (acervo pessoal) |
Esta faixa bordada fica linda em letras no tecido, os monogramas apresentam de volume e uma espessura robusta que trazem muita beleza e originalidade as peças! Vale muito experimentar!
Você poderá variar o tamanho da sua faixa, fazendo mais larga ou mais estreita, como também trabalhar os caseados mais juntinhos ou espaçados. Por fim, tudo vai depender do seu projeto de bordado, da sua ideia e da sua vontade de ousar com este ponto. Poderá também "brincar" com as linhas trazendo um colorido e texturas diferenciadas ao seu bordado, trocando as cores das linhas a cada carreira ou o tipo de linha utilizada!
Para saber mais sobre este bordado de alto relevo, vale muito ver o vídeo tutorial que complementa este artigo!
Desejo que você aproveite bastante este conhecimento e que principalmente alcance seus objetivos no bordado livre e criativo!
Comentários
Postar um comentário
Ficarei muito feliz ao receber seu comentário. Que você tenha sempre harmonia, saúde e alegria de viver! Sinta meu abraço!