INICIANDO NO BORDADO A MÃO - ARREMATE INICIAL

Como Prender a Linha no seu tecido de Bordado? 5 Maneiras que você precisa conhecer!

Arremate inicial no Bordado a mão
Foto: Ancorando a linha no tecido, método de arremate
por Renata Callado, acervo pessoal.

Para todo iniciante e eu diria que até para quem já tem um pouco mais de experiência no Bordado a mão, o momento de prender a linha no tecido antes de começar a bordar pode gerar uma certa dúvida e até mesmo tensão! Será que estou começando da melhor forma? Será que é assim mesmo que se faz? Se você tem esta dúvida no momento de começar seu bordado este artigo pode ser super útil para você!

Reuni as 5 maneiras que eu conheço e pratico a muitos anos. Porém dentre elas, existe uma que é pouquíssimo divulgada na internet e a meu ver é sem sombra de dúvidas a mais eficaz, a mais prática e fácil de se fazer. Estou falando sobre ancorar a linha no tecido. Esta técnica é feita com um único fio na agulha e totalmente sem nó.

Vamos conhecer cada uma delas para que conforme o nosso projeto ou ideia de bordado possamos escolher a mais adequada!

1) Nó de Costureira sem uso da agulha:

Este método eu aprende com minha avó e tenho uma relação bem afetiva, pois acabo sempre lembrando dela no momento de prender a minha linha no tecido. Para fazer o nó de costureira desta forma usamos o dedo indicador e o polegar, damos uma volta com a linha no dedo indicador e pressionamos levemente as linhas com o dedo polegar rolando as mesmas para ponta do dedo indicador. Posteriormente, puxamos o entrelace até o final da linha e temos o delicado nó de costureira como resultado. 

imagem de Nó de Costureira - Acervo pessoal - Renata Callado
Nó de Costureira feito a mão. Por Renata Callado
Especialista em Criação e Produção de Moda

2) Nó de Costureira com uso da agulha:

Neste método usamos a agulha como apoio para dar voltas com a linha e depois puxar pela agulha até o final da linha. Resultando no Nó de Costureira. Geralmente três voltas são suficientes. Mas vale lembrar que quanto mais voltas com a linha você fizer entorno da agulha mais grosseiro ficará seu nó. Atenção nisto!

Imagem do acervo pessoal - Renata Callado
Nó de Costureira feito com agulha. Por Renata Callado
Especialista em Criação e Produção de Moda

3) Método do alinhavo: 

Muito utilizado em linhas de desenho (contorno) no bordado. O alinhavo é feito no verso com 3 pespontos ou mais, após levar a linha do verso para frente do tecido, cobre-se o alinhavo com o ponto que você irá bordar sobre a linha do seu desenho. O ponto de contorno bordado irá cobrir, esconder o alinhavo e também firmá-lo no tecido de modo que não solte.

Imagem acervo pessoal - Renata Callado
Uso do Alinhavo para prender a linha no tecido. Por Renata Callado
Especialista em Criação e Produção de Moda

4) Nó Invisível: 

É a uma das formas prediletas das bordadeiras, porém é obrigatório o uso de duas linhas na agulha para bordar. Dobramos a linha ao meio passando as pontas duplas pelo olho da agulha, ficando na ponta da linha a alça pronta. Passamos a linha do verso para frente do tecido, deixando a alça livre no verso do tecido. Bordamos um pesponto discreto (frente do tecido) levando a linha da frente para o verso novamente e atravessamos a agulha pela alça puxando a linha por completo. É um excelente método, porém nem sempre desejamos bordar com linha dupla!

Acervo pessoal - Imagem do Nó invisível fio duplo - Renata Callado
Nó invisível com dois fios na agulha. Por Renata Callado
Especialista em Criação e Produção de Moda

5) Ancorando a linha no tecido:

Uma espécie de "nó invisível" feito com um único fio na agulha, este método é de extrema eficácia, não é a toa que o termo ancorar é utilizado para descrever o procedimento no tecido. Linha firme no tecido como uma verdadeira âncora e discreta como se estivesse oculta no fundo do mar! Para usar este método basta fazer um primeiro pesponto no verso do tecido e depois um segundo pesponto transversal ao pesponto já feito. Neste processo a agulha abraça a linha, formando uma minúscula cruz junto a trama do tecido. É meu método predileto!

Acervo pessoal de Renata Callado - Ancorando a linha na trama do tecido
Ancorando a linha na trama do tecido. Por Renata Callado
Especialista em Criação e Produção de Moda

Agora é só escolher o seu método favorito e colocar a mão na massa!

Assista a vídeo aula vinculada a este artigo e veja como cada método acontece, vale muito assistir este guia completo!

Vídeo aula gratuita: 5 maneiras de prender a linha no tecido para bordar


Compre seu primeiro kit para bordar aqui!



Comentários