Como bordar espiral com ponto haste!
![]() |
Foto: Espiral Bordada com Ponto Haste (acervo pessoal) |
![]() |
Foto: Sinuosa e espiral bordada a mão sem bastidor (acervo pessoal) Por Renata Callado |
Super Dicas sobre como Bordar uma Espiral no tecido!
Dica 1: Devemos ficar atentos ao tamanho (comprimento) do ponto com o qual vamos bordar. O tamanho do ponto deve ser harmonioso ou seja, ele deve ser diretamente proporcional ao tamanho e curvatura da sua espiral. Espirais grandes com curvas mais suaves podemos usar pontos do tamanho que estamos habituados a fazer ou até mesmo um pouco mais compridos. Já em espirais pequenas com curvatura muito fechada, devemos diminuir consideravelmente o tamanho do nosso ponto. Deste modo a linha do desenho da nossa espiral ficará bem definida e bonita, não somente com o ponto haste, mas também com outros pontos que estivermos bordando.
![]() |
Foto: Mostrando a transição de posições da linha no bordado de curvas e espirais (acervo pessoal) |
Dica 2: Devemos cuidar de deixar a linha do bordado sempre para fora da curva e nunca para dentro, no caso do ponto haste isso ajuda muito a manter o visual do ponto equilibrado, acompanhando muito bem a curvatura da espiral. Esta regrinha vale também para linhas sinuosas e curvas, com esta dica conseguimos bordar letras com ponto haste, conseguindo belos resultados em monogramas bem trabalhados. Pois ao mudar o sentido em que a curva está já sabemos que precisamos também mudar o lado no qual estamos segurando a linha, enquanto a agulha está trabalhando no tecido.
Para que você possa ver o bordado da espiral acontecer com e sem o uso do bastidor basta visualizar o vídeo que complementa nosso artigo tutorial!
Até breve!
Comentários
Postar um comentário
Ficarei muito feliz ao receber seu comentário. Que você tenha sempre harmonia, saúde e alegria de viver! Sinta meu abraço!