Bengala de Natal para Bordar!
![]() |
Foto acervo pessoal: chuleando a bengalinha de natal. Renata Callado - Especialista em Criação e Produção de Moda |
Foi aí que fazendo uso do ponto corrente com chuleado, também conhecido como ponto pirulito pude criar uma base de bengalinha bordada super versátil. Sobre ela você poderá dar o seu toque pessoal, bordando outros elementos, como: flores, folhas, sininhos, laços ou outros elementos natalinos que a sua criatividade mandar! Vale muito!
Algumas observações importantes:
Você poderá utilizar qualquer outro ponto de bordado que possa chulear, pode substituir o ponto corrente se quiser, porém o efeito visual não ficará o mesmo!
O material que você vai utilizar, o tipo de linha por exemplo, também altera o resultado final. Portanto, acaso você deseje um aspecto idêntico ao que consegui no bordado, deverá usar para bordar o ponto corrente com linha torçal mais espessa (grossa - rústica) e para chulear uma linha de meada (mais delicada) utilizando os 6 fios unidos.
O ponto corrente foi bordado sem o uso do bastidor em tecido de sacaria, mas você poderá adaptar esta receita ao seu estilo de bordado se assim preferir!
Para mais informações sobre os materiais utilizados você poderá acessar os links abaixo:
Agora bora ver como foi feita esta montagem e confecção da base da bengalinha natalina, no passo a passo!
Como Bordar Bengala de Natal no passo a passo.
Passo 1 - Usando uma linha em estrutura torçal, você irá bordar uma carreira em linha reta de pontos correntes, aproximadamente 10 correntinhas, ou o tamanho que você desejar, pode ser com mais pontos ou menos pontos. Após determinar a altura da sua bengalinha de natal com uma caneta mágica que sai no calor ou outro material que você tenha em casa para riscar o tecido sem manchar, desenhe a curva da bengalinha. Preste bastante atenção para manter uma proporção harmoniosa no desenho entre a haste e a curva feita. Em seguida continue bordando os pontos correntes um a um sobre a linha curva já determinada. Para isso, a cada ponto saia com a ponta da agulha no tecido sempre sob a linha do desenho que forma a curva até finalizar todo o contorno da sua bengalinha de natal. Veja nas imagens abaixo.
![]() | ||
Fotos: Iniciando a primeira carreira de pontos correntes - linha reta e desenho da curva (acervo pessoal)
|
Passo 2 - Agora é hora de chulear os pontos correntes individualmente, usando 6 fios da linha de meada. Para chulear você deverá escolher o sentido que irá realizar seu chuleado; de cima para baixo ou de baixo para cima. Após escolher, siga sempre com o mesmo sentido para que seu chuleado fique bem equilibrado por todo o contorno da bengalinha. Teremos a primeira carreira da receita pronta!
![]() |
Fotos: Bordando o Ponto Chuleado na corrente Bordada (acervo pessoal) |
Passo 3 - Agora já temos uma referência para seguir na segunda carreira de pontos correntes. Deixando um espaço de duas tramas do tecido, damos início a segunda carreira, saímos com a agulha do verso para a frente do tecido no mesmo alinhamento do primeiro ponto corrente feito na primeira carreira. Não esqueça do afastamento de duas tramas, pois como a linha é mais grossa a correntinha fica mais larga, por isso não encoste a agulha na corrente de referência. Veja na imagem abaixo!
![]() |
Fotos: Iniciando a segunda carreira de pontos correntes para bengalinha de natal (acervo pessoal) |
Passo 4 - Siga bordando a segunda carreira de pontos correntes por toda a extensão da bengalinha de natal em paralelo até finalizar na mesma altura do último ponto corrente feito na ponta da curva da sua bengalinha.
![]() |
Fotos: Bordando a segunda carreira em paralelo a primeira (acervo pessoal) |
Passo 5 - Para finalizar realizamos o chuleado com 6 fios de meada em tom de cor mais escura junto da linha metalizada (opcional). O chuleio deve ser feito do mesmo modo que o da primeira carreira, seguindo o mesmo sentido!
![]() |
Fotos: Finalizando a Bengalinha de Natal Bordada, por Renata Callado (acervo pessoal) |
Como resultado final temos uma base de bordado vistosa e ao mesmo tempo super delicada e divertida! Solte a sua criatividade e traga a sua personalidade para esta receita de bengalinha de natal para bordar que criei com muito carinho para você que ama uma revista de bordado!
Este artigo te ajudou? Por favor deixe seu comentário!
Em complemento a este artigo você poderá acessar a vídeo aula gratuita!
Desejo que você aproveite bastante esta inspiração para bordar e que principalmente alcance o resultado desejado em suas decorações de natal!
Até breve!
Comentários
Postar um comentário
Ficarei muito feliz ao receber seu comentário. Que você tenha sempre harmonia, saúde e alegria de viver! Sinta meu abraço!