PONTO RETO PARA CORAÇÃO!

Como Bordar Ponto Reto para coração!

Este tutorial é sobre um modelo de bordado versátil, rápido e muito simples de fazer, um coração bordado a mão usando pontos retos!

Bordado de coração de pontos retos por Renata Callado.
Toalha de Copa Bordada - Coração de Pontos Retos (rebatimento radial) 
Acervo pessoal - Renata Callado

Você poderá criar diversas padronagens com este motivo de bordado, uma das opções com rebatimento radial do coração está bordada nesta toalha de copa que já tem a barra de etamine pronta para bordar!

Como bordar um coração de pontos retos passo a passo!

Passo 1 (marcando a área do bordado no etamine): primeiro passo para este bordado de fios contados é verificar se você terá espaço em seu tecido para bordar o coração de pontos retos. Conforme o nosso gráfico, este coração está contido na figura geométrica de um retângulo de 12x10 quadradinhos contados. Cada quadradinho do gráfico apresentado representa um quadradinho do tecido (etamine). Acaso você esteja bordando em sacaria ou outro tecido de algodão,  poderá alinhavar uma talagarça ou o próprio etamine sobre o seu tecido e depois de bordar você poderá retirar o etamine desfiando-o. 

Foto acervo pessoal de Renata Callado: como alocar o bordado no tecido.

Para alocar o bordado no tecido, basta marcar o centro da figura (do coração) no tecido e alinhavar ou alfinetar o retângulo de 12x10. Teremos a noção do tamanho do bordado no tecido.

Passo 2 (começando a bordar): bordamos o primeiro ponto reto (da base do coração) no centro do nosso retângulo. O tamanho do ponto é equivalente a três quadradinhos. Devemos cuidar para que a linha restante no verso do tecido fique posicionada de modo que possamos fazer o arremate inicial sem precisar dar um nó o próprio verso dos pontos retos seguram o fio, dando firmeza para que ele não solte.

Foto acervo pessoal Renata Callado: iniciando o bordado e arremate inicial.

Feito o primeiro ponto reto, seguimos acompanhando o gráfico, bordando o segundo ponto reto deslocado um quadrado acima do primeiro. Sempre tendo cuidado com o verso do trabalho, verificando o arremate até o fio estar bem preso.

Foto acervo pessoal Renata Callado: segundo ponto do bordado e arremate inicial.

Continuamos o bordado sempre seguindo a contagem do gráfico e prestando atenção no descolamento de cada na vertical e para cima.

Foto acervo pessoal Renata Callado: terceiro ponto reto e arremate inicial.

Passo 3 (bordando a parte curva do coração): Após o quinto ponto reto, iniciamos o bordado da parte curva do coração. Este pode ser feito de diferentes formas, porém a indicada neste tutorial é que se borde a metade do tamanho que o gráfico indica. A partir do sexto ponto reto diminuímos o tamanho do ponto para dois quadradinhos e para um respectivamente, mantendo o mesmo alinhamento superior com o quinto ponto reto do nosso coração.

Foto acervo pessoal Renata Callado: bordando a parte curva do coração e redução dos pontos.

Foto acervo pessoal Renata Callado: bordando a parte curva do coração carreira de ida finalizada.

Finalizada a carreira de ida é momento de voltarmos com o bordado da direita para a esquerda. Para isso, bordamos os pontos retos com o mesmo tamanho dos três últimos pontos retos feitos.

Foto acervo pessoal Renata Callado: bordando a parte curva do coração inicio carreira de volta.

Foto acervo pessoal Renata Callado: bordando a parte curva do coração finalizando carreira de volta.

Passo 4 (parte superior do coração): Após finalizar a parte curva do coração vamos bordar os dois próximos pontos retos na carreira de volta nivelados com o último ponto reto feito (curva) com o tamanho de dois quadradinhos e três quadradinhos respectivamente, conforme nosso gráfico de referência.

Foto acervo pessoal Renata Callado: bordando topo do coração finalizando carreira de volta.

Feita a parte reta no topo do coração começamos a bordar os pontos retos em declínio, com a diferença de um quadradinho para os dois próximos pontos retos, cuja altura recomendada no gráfico será de três quadradinhos.

Foto acervo pessoal Renata Callado: bordando a linha de declínio do coração finalizando carreira de volta

Com isso, concluímos metade do motivo (desenho do coração) bordado!

Foto acervo pessoal Renata Callado: finalizando a primeira parte do bordado - metade do coração finalizado.

Passo 5 (finalizando o bordado): Seguimos agora bordando de modo "espelhado" exatamente igual a metade do coração já feita, seguindo as recomendações do nosso gráfico até fechar a figura por completo.

Foto acervo pessoal Renata Callado: finalizando o bordado

Foto acervo pessoal Renata Callado: concluindo o arremate final - bordado feito.

Arremate final: Após finalizar o bordado do coração faz-se o arremate final no verso do tecido, passando a agulha pelo verso dos pontos retos de modo que a linha fique totalmente envolvida pelas hastes. Por fim, corta-se a linha e temos nosso trabalho finalizado.

Para baixar o gráfico da barra de toalhas basta acessa o link abaixo:


Vale ver o vídeo tutorial com explicações detalhadas, excelente para quem deseja iniciar no bordado de fios contados!
 
Desejo que este conteúdo tenha te ajudado bastante e que principalmente você consiga alcançar seus objetivos na prática do bordado livre e criativo!

Até a próxima!

Comentários