PONTO APANHADO ROMENO - Revista Tutorial de Pontos de Bordado.

Para que serve o Ponto Apanhado Romeno e como fazer?

Bordando o Ponto Apanhado Romeno - Renata Callado
Foto: Bordando o Ponto Apanhado Romeno,
Por Renata Callado - Acervo pessoal

O Ponto Apanhado Romeno é muito simples de bordar e ao mesmo tempo extremamente útil em algumas situações específicas no bordado a mão. Quando precisamos bordar hastes muito longas e realizar preenchimentos de áreas muito grandes no tecido o apanhado romeno é com certeza uma ótima escolha de ponto. 


Os pontos podem ser verticais, horizontais ou oblíquos (inclinados), onde parte da linha é “apanhada”  pela agulha junto ao tecido e outra parte fica soltinha. No preenchimento quando os pontos romenos variam seus comprimentos imprimem no bordado um efeito de luz e sombra belíssimo!


As linhas mais indicadas para realizar bordados com o ponto apanhado romeno são a torçal (com estrutura de cordãozinho) ou mouliné, use sempre a grossura (espessura da linha) adequada ao tecido que você está utilizando. 


Agora vamos ver como bordar o ponto apanhado romeno no passo a passo!

Orientação inicial: Neste passo a passo vamos bordar o ponto no sentido vertical, iniciando de baixo para cima.

Passo 1: Saímos com a agulha do verso para a frente do tecido na parte inferior do cabo da flor fazendo um ponto reto simples (de baixo para cima) levando a linha até o miolo da flor. O tamanho deste ponto pode variar conforme seu projeto de bordado. 

Pontos Básicos do Bordado - Ponto Apanhado Romeno - Revista de Pontos Canal Bordados Livres
Foto: Movimento inicial do Ponto Apanhado Romeno - acervo pessoal, por Renata Callado.

Passo 2: Entramos com a agulha da frente para o verso do tecido e saímos para frente do tecido novamente, à esquerda do ponto reto feito, bem próximo a ele e a uma distância de  4 ou 5 fios da trama para baixo de onde entramos com a agulha no miolo da flor.


Foto: primeiro ponto apanhado feito - acervo pessoal, por Renata Callado.

Passo 3: Passamos a linha por cima do ponto reto feito, inclinando a linha 2 ou 3 fios da trama para baixo, entrando com a agulha da frente para o verso do tecido bem próximo do ponto reto no lado direito dele. Desta forma acabamos de “apanhar” o ponto reto com um pequeno e delicado ponto inclinado. 


Foto: Haste de Ponto Apanhado concluída - acervo pessoal, por Renata Callado
 
Passo 4: Agora é só repetir o movimento do ponto até finalizar o cabo da flor. Procura-se uma mesma distância entre os pontos inclinados, trabalhando-os sempre da mesma largura.


Agora para preencher áreas grandes com bordado apanhado no tecido, basta repetir este processo da esquerda para a direita, trabalhando um ponto romeno feito, bem encostadinho do outro. 

Preenchimento com Ponto Apanhado Romeno, por Renata Callado - acervo pessoal.
Foto: Parede de Casario bordado com Ponto Apanhado Romeno

Na vídeo aula gratuita, vinculada a esta revista de pontos, você poderá conferir o passo a passo do preenchimento com ponto romeno na parede de uma casinha bordada. Além disso, trago dicas, ideias e orientações para quem está com vontade de bordar casarios e principalmente para quem está começando a aprender o bordado a mão pela internet.



Desejo que este conteúdo tenha te ajudado bastante e que principalmente você consiga alcançar seus objetivos na prática de um bordado livre e criati
vo!

Comentários