COMO FAZER O PONTO BRASÃO EM CORRENTINHAS NO BORDADO A MÃO - PASSO A PASSO.

Saiba Tudo sobre o Ponto Brasão em Correntinhas no Bordado a mão.

Muito simples e fácil de fazer, o ponto Brasão em Correntinhas é uma variação do ponto Brasão Simples. Ambos tem um visual muito similar ao ponto corrente ou correntinha no bordado a mão, porém a forma como são feitos é diferente.


Ponto Brasão em Correntinhas bordado a mão, por Renata Callado
Foto: Ponto Brasão em Correntinhas linha reta e curva,
por Renata Callado (acervo pessoal)

O Ponto Brasão em Correntinhas até pode ser considerado também uma variante do ponto Corrente, pois o movimento inicial do ponto é idêntico ao do ponto corrente ou correntinha no bordado a mão. O que muda é a interferência dos pontos corridos entre uma corrente e outra!


É um ponto lindo para bordados rústicos. Indicado para tecidos de tramas largas e linhas mais robustas. Você pode experimentar bordar com materiais mais delicados, mas vai perceber que o ponto não fica vistoso, pois ele serve para dar relevo no bordado e com linhas e tecidos finos não conseguimos este aspecto.


Passo a passo: Como fazer o ponto brasão em correntinhas no bordado a mão.


Passo1 - Saímos com a agulha do verso para a frente do tecido, puxando a linha levemente e posicionando-a ao lado esquerdo do traço do desenho e apoiamos a linha sobre o tecido, segurando-a com o polegar. 

Foto: Movimento inicial do Ponto Brasão em Correntinhas, por Renata Callado - acervo  pessoal 

Passo2 - Entramos com a agulha da frente para o verso do tecido no mesmo local que saímos anteriormente atravessando a agulha pelo verso do tecido, contando alguns fios da trama, no caso deste tutorial contamos 7 fios (determinando o tamanho do ponto desejado) e saindo com a agulha na linha do desenho novamente (frente do tecido). Em seguida formamos um arco com a linha, por baixo da agulha, mesmo movimento do ponto corrente no bordado a mão.

Foto: Passo2 - Bordando o Ponto Brasão em Correntinhas, por Renata Callado - acervo pessoal


Passo 3 - Na sequência trabalhamos um pequeno ponto corrido entrando e saindo com a agulha no tecido, puxando a linha de modo sutil e delicado para não repuxar a trama, sendo que estamos bordando sem o bastidor! Temos o primeiro ponto brasão em correntinha feito.

Foto: Passo3 - Bordando o Ponto Brasão em Correntinhas, por Renata Callado - acervo pessoal


Passo 4 - Agora para continuar a carreira de pontos basta posicionar a linha para o lado esquerdo novamente e repetir a sequência do passo a passo. Para finalizar a carreira basta inserir a agulha para o verso do tecido após o último ponto corrido.

Foto 4: Passo4 - Bordando o Ponto Brasão em Correntinhas, por Renata Callado - acervo pessoal

Foto: Finalizando o bordado da carreira de Ponto Brasão em Correntinhas, por Renata Callado - acervo pessoal


Finalizo este tutorial com algumas instruções essenciais para que seu ponto fique harmonioso em linhas retas e curvas! No bordado de linhas retas você pode controlar a distância entre pontos, conforme o número de tramas contadas no intervalo entre o último ponto corrido feito e a próxima corrente. 

É possível bordar em linhas curvas com o ponto brasão em correntinhas. Devemos apenas cuidar do tamanho (comprimento) do nosso ponto, quanto mais fechada for a curva, mais curtinho o ponto brasão em correntinhas deve ser!

Foto: Instruções finais - Bordando o Ponto Brasão em Correntinhas, por Renata Callado - acervo pessoal


Convido você para assistir a vídeo aula gratuita de passo a passo do ponto Brasão em Correntinhas, a aula está organizada em capítulos e você poderá conhecer um pouco mais sobre o tutorial do Canal Bordados Livres com Renata Callado no YouTube!


Desejo que este conteúdo tenha te ajudado bastante e que principalmente você consiga alcançar seus objetivos na prática de um bordado livre e criativo! 


Compre aqui seu primeiro kit completo
 para bordar a mão

Comentários