Ponto CASEADO DUPLO ou aos PARES para INICIANTES no BORDADO a Mão!

Guia a passo a passo iniciantes: Faça fácil o PONTO CASEADO DUPLO no BORDADO A MÃO sem precisar de bastidor!

Ponto Caseado Duplo ou aos Pares, por Renata Callado.
Foto: Ponto Caseado Duplo em linha Torçal Rosa, 
Por Renata Callado - acervo pessoal.

Sabemos que o uso do bastidor é recomendado no bordado a mão, no entanto sabemos que no bordado encontramos diferentes culturas, diversos modos e formas de segurar o tecido, a agulha e linhas que dispensam suportes e bastidores para o tecido. Há bordadeiras que trabalham sobre almofadas, sobre o próprio colo ou ainda segurando em suas mãos todos os aparatos do seu bordado. 

Portanto, não se prenda a falta de um bastidor para começar a bordar! Comece com um retalho de tecido que você tem disponível em sua casa, precisa apenas ser firme e não elástico. Tecidos de sacarias que utilizamos para secar louças ou peças de roupa de algodão inutilizadas para doações, são excelentes opções e podem se transformar em retalhos de bordado para treino e estudo.

Este artigo de passo a passo sobre como bordar o ponto caseado duplo ou caseado aos pares, foi especialmente pensado para quem ainda não tem um bastidor, mas já tem muita vontade de aprender a bordar a mão! 

Faça a sua experiência no bordado e sinta a alegria de praticar esta linda arte!

Vamos ao nosso passo a passo!

Como bordar CASEADO DUPLO a mão no passo a passo SIMPLES E FÁCIL!

Passo 1 - Para bordar caseados precisamos imaginar, riscar ou marcar no tecido com desfiado linhas paralelas. Começamos o nosso bordado da esquerda para a direita, saindo com a agulha do verso para a frente do tecido na linha de baixo da nossa paralela, levando a agulha para a linha de cima e para direita a uma distancia de 4 ou 5 fios da trama do tecido. Esta distância pode variar conforme seu gosto ou projeto de bordado. Entramos com a agulha da frente para o verso do tecido direcionando-a para a linha de baixo, saindo do verso para a frente do tecido num alinhamento transversal a linha de base da nossa paralela. Veja na imagem abaixo. 

Guia passo a passo: Ponto Caseado Duplo bordado a mão
Foto: Passo 1 - Caseado Duplo ou aos Pares, por Renata Callado - acervo pessoal.

Passo 2 - Seguramos a linha solta do bordado e passamos a linha por baixo da agulha levando-a da esquerda para a direita. Trazemos levemente a agulha para baixo condicionando a linha do bordado até que finalize totalmente a sua passagem pelo tecido; parando imediatamente o movimento. Desta forma a trama do tecido se mantém livre e não repuxada pela linha do bordado, esta sensibilidade no momento de "puxar" a linha com a agulha se desenvolve com a prática. Mas vale lembrar que bordar sem bastidor requer este cuidado, devemos encontrar a tensão ideal para que o ponto e o tecido estejam em equilíbrio, sem deformações no resultado final! Atentos a este detalhe temos o nosso o caseado simples feito. Veja na imagem abaixo.

Guia passo a passo: Ponto Caseado Duplo bordado a mão
Foto: Passo 2 - Caseado Simples feito, por Renata Callado - acervo pessoal.

Passo 3 - Agora é o momento de bordarmos o par do caseado simples, formando um caseado duplo. Para isso, direcionamos a agulha em alinhamento paralelo a haste do caseado simples. Entramos com a agulha da frente para o verso do tecido e de baixo para cima no próximo espaço da trama, bem encostado na primeira haste feita. Atravessamos numa transversal para a linha paralela superior, saindo com a agulha do verso para a frente do tecido. Agora seguramos a linha solta do bordado e passamos por baixo da agulha, levando a linha no sentido da esquerda para a direita. Veja a imagem.

Guia passo a passo: Ponto Caseado Duplo bordado a mão
Foto: Passo 3 - Fazendo o Casado Duplo, por Renata Callado - acervo pessoal.

Passo 4: Trazemos levemente a agulha para cima até que a parte metálica saia completamente do tecido. Após isso, direcionamos a linha para baixo e continuamos trazendo a linha com leveza até que finalize totalmente. Teremos assim um par de hastes firmados por um delicado nó. Temos o Ponto Caseado Duplo feito. 


Guia passo a passo: Ponto Caseado Duplo bordado a mão
Foto: Passo 4 - Ponto Caseado Duplo feito, por Renata Callado - acervo pessoal.

Passo 5: Para continuar o bordado da carreira de pontos caseados duplos, basta repetir o movimento do ponto contanto os fios da trama na linha superior da paralela do mesmo modo que fizemos no Passo 1. Descendo com a agulha na transversal a linha de base, passando a linha solta por baixo da agulha e formando um novo caseado simples para posteriormente bordar o seu par. 

Guia passo a passo: Ponto Caseado Duplo bordado a mão
Foto: Bordando a carreira de Pontos Caseados Duplos, por Renata Callado - acervo pessoal.

Passo 6: Para finalizar nossa carreira de pontos basta posicionar a agulha na linha inferior da paralela a uma distância de 4 fios da trama do último caseado duplo feito. Em seguida levamos a agulha da frente para o verso do tecido para finalizar com o arremate pelo verso do trabalho. 

Guia passo a passo: Ponto Caseado Duplo bordado a mão
Foto: Finalizando a carreira de pontos caseados duplos, por Renata Callado - acervo pessoal.

Neste tutorial, mantemos a distância padrão de 4 a 5 fios de trama entre os caseados duplos, mas vale lembrar! Independente do tamanho espaçamento que você resolver utilizar entre os caseados, o importante é que se mantenha o um padrão durante toda a carreira para que o resultado final seja harmonioso ao nosso olhar!

Para mais dicas e instruções sobre Caseados no Bordado a mão, assista a videoaula vinculada a este artigo da nossa revista do Canal Bordados Livres.

Desejo que este conteúdo tenha te ajudado bastante e que principalmente você consiga alcançar seus objetivos na prática de um bordado livre e criativo! 

Videoaula sobre Caseados no Bordado- Saiba para que serve o Caseado no Tecido
e aprenda a Bordar o Caseado Duplo.

Comentários