![]() |
Design de simples de customização com brilhos para iniciantes. Por Renata Callado - Especialista em Criação e Produção de Moda |
Dicas para sua primeira customização com Lantejoulas e Paetês
Customizar com lantejoulas e paetês pode ser mais fácil do que você imagina. Mesmo que você ainda não tenha aprendido a costurar a mão ou bordar, aplicar lantejoulas e paetês em tecidos, costurando e bordando é um processo simples de aprender e principalmente de realizar.
Uma forma de começar a praticar a customização com brilhos é aplicando as lantejoulas ou paetês isoladamente e de modo aleatório, seguindo a sua intuição, pode ser uma prática divertida e relaxante!
Seguindo o modelo de customização que eu trouxe para nosso artigo da semana, pensado para tecidos como os de Abadá, T-Shirts, Regatas, Baby Look ou até mesmo Hot Pant; você poderá criar em sua peça de roupa a sua arte com brilhos, pela primeira vez!
Algumas dicas iniciais são super importantes para que você não se frustre com o resultado final do seu bordado:
1- Use linhas que contenham poliéster ou poliamida na composição. Linhas de algodão podem arrebentar facilmente no atrito com a lantejoula ou paetês que geralmente tem as bordas finas e cortantes. Use a linha adequada para garantir que seu bordado não arrebente.
2 - Adeque tecido, agulha e linha. Observe o tecido que você vai customizar se é fino, delicado, maleável ou se é mais rústico, duro, com as tramas mais abertas ou fechadas? Agulhas, linhas e tecidos devem trabalhar em harmonia, nada pode estar travando, agarrando, repuxando, deixando o seu trabalho desconfortável e especialmente deformando ou danificando a peça customizada.
3 - Para uma primeira customização procure usar peças de lantejoulas e paetês de no mínimo 1cm de diâmetro. Isso permite que você utilize uma agulha de bordado ou de costura mais usuais. São agulhas de fácil manuseio, mais adequadas para quem é iniciante no bordado ou na costura a mão. O olho da agulha, a parte do furo por onde passamos a linha é mais larga o que facilita a passagem da linha e diminui a tensão em experimentar este processo pela primeira vez! Evite as agulhas de miçangas de início, são mais difíceis de manusear, por serem muito finas e o olho da agulha muito pequeno, porém se você estiver usando um tecido muito fino, delicado com tramas muito fechadas, deve utilizar a agulha mais fina possível para não danificar o tecido.
Aconselho sempre as alunas iniciantes a fazerem um teste com os materiais num retalho do tecido que será utilizado ou espaço menos aparente da peça a ser customizada, para sentir se a agulha e a linha escolhida estão adequadas ao tipo de tecido.
Se você deseja mais dicas sobre materiais e como adequá-los à sua ideia de bordado com brilho, você pode acessar o meu curso completo neste link para mais informações.
Agora vamos ao passo a passo!
MODELO DE CUSTOMIZAÇÃO COM BRILHO SIMPLES E FÁCIL PARA INICIANTES (passo a passo)
Passo 1 - Distribua as peças brilhantes sobre a área que você deseja aplicá-las de um modo aleatório, espontâneo deixando as peças isoladas umas das outras. Você pode misturar tipos de lantejoulas e paetês de formatos e cores diferentes, pode deixar sua peça mais colorida e divertida. É claro que você deve replicar este passo a passo a sua ideia de customização e as características de cores e formas dos materiais que você possui.
![]() |
Crepe de Seda distribuição aleatória de lantejoulas e paetês e marcação de cada peça com lápis para tecido. Design de customização com bordado de lantejoulas e paetês - por Renata Callado |
Passo 2 - Agora é hora de avaliar se a composição está boa, e reposicionar algumas peças se for de seu desejo. Deixe sua intuição fluir! Se desejar pode formar algum desenho ou padronagem na disposição das peças de lantejoulas e paetês no tecido. Quando estiver satisfeito com o resultado, utilize um lápis para tecido ou caneta mágica para marcar o local de cada peça uma a uma. Isto pode dar um pouco de trabalho, mas é essencial para que você consiga costurar a peça exatamente como imaginou.
Dica Importante: Caso você esteja utilizando peças diferentes em tamanho, forma e cores, faça uma foto com seu celular antes de desfazer as marcações (retirar as peças de brilho de cima do tecido para bordá-las) para ter uma referência visual de onde você alocou cada pecinha com sua característica e brilho únicos.
![]() |
Retirada das peças do tecido, acomodação na bandeja de contas e marcações aparentes para bordar. Design de customização com bordado de lantejoulas e paetês - por Renata Callado |
Passo 3 - Retire as peças de cima do tecido e coloque sobre uma toalha felpuda dobrada ou bandeja de contas, fica mais fácil para pegar cada pecinha com a agulha. Agora você pode prender cada uma do modo que desejar. Neste modelo de customização prendi de dois modos diferentes, para o paetê usei o modo pêndulo e para a lantejoula o modo plano de costurar uma a uma. Prender as peças brilhantes com técnicas diferentes, proporciona um jogo de brilho original e criativo, trazendo muita personalidade para a sua peça customizada!
![]() |
Efeito visual da técnica mista para aplicação de Lantejoulas e Paetês no tecido. Customização com Bordado de Lantejoulas e Paetês - por Renata Callado |
No vídeo vinculado ao nosso artigo de hoje você poderá aprender como prender cada pecinha brilhante e ainda ver mais detalhes sobre este modelo de customização simples e fácil que criei especialmente para você!
Desejo a você muito sucesso e que este conteúdo tenha te ajudado bastante e que principalmente você consiga alcançar seus objetivos na prática de um bordado livre e criativo!
Comentários
Postar um comentário
Ficarei muito feliz ao receber seu comentário. Que você tenha sempre harmonia, saúde e alegria de viver! Sinta meu abraço!