PONTO CHUVISCO BORDADO - Delicadíssimo!

 A DELICADEZA DO PONTO CHUVISCO BORDADO À MÃO!

Ponto Chuvisco Bordado - Revista de Bordados Livres com Renata Callado
Foto: Ponto Chuvisco Bordado, por Renata Callado - acervo pessoal. 

Extremamente delicado, o ponto chuvisco bordado imprime uma textura que remete a gotinhas de chuva espalhadas no tecido e pode ser usado das mais variadas formas. Porém para bordar os chuviscos você deverá usar linhas finas, de preferência um fio da meada para conseguir o aspecto dos pinguinhos de chuva. Em tecidos finos e delicados, este pontinho fica ainda mais refinado e é claro que você poderá experimentar linhas diferenciadas como as linhas mais acetinadas ou até mesmo as metalizadas são possíveis neste ponto de bordado!

Vamos ao passo a passo?

COMO BORDAR PONTO CHUVISCO DE UM JEITO SIMPLES [PASSO A PASSO]

Passo 1: Saímos com a agulha do verso para a frente do tecido trazendo toda a linha até chegar no seu limite com a trama do tecido. Em seguida, posicionamos a ponta da agulha bem próximo de onde saímos com a linha (último furo feito) e fincamos levemente a ponta da agulha no tecido.

Tutorial Ponto Chuvisco - Revista Bordados Livres com Renata Callado
Foto: Passo 1 do Ponto Chuvisco Bordado - Revista Bordados Livres com Renata Callado

Passo 2: Ancoramos a agulha no tecido, trabalhando na posição horizontal entrando e saindo com a agulha do tecido de uma à duas vezes, bordando desta forma, alguns pontos corridos. Isso dará um suporte para a agulha, para que possamos soltá-la junto ao tecido, apoiando o bordado na mesa de trabalho e liberando as mãos para a próxima etapa do ponto. Após a ancoragem da agulha, retiramos totalmente a linha do olho da agulha, deixando livre a parte do furo por onde passamos a linha para bordar.

Tutorial Ponto Chuvisco - Revista Bordados Livres com Renata Callado
Foto: Passo 2 do Ponto Chuvisco Bordado - Revista Bordados Livres com Renata Callado

Passo 3: Com as mãos liberadas, seguramos a linha com uma das mãos, de preferência com a mão dominante (a mesma mão que você costuma segurar a agulha para bordar) e com a mão contrária fazermos um gancho com o dedo indicador que servirá de apoio para a linha no momento de cruzá-la antes de conduzi-la pela haste agulha. 

Tutorial Ponto Chuvisco - Revista Bordados Livres com Renata Callado
Foto: Passo 3 - Como cruzar a linha para Ponto Chuvisco - Revista Bordados Livres com Renata Callado

Para cruzar a linha e formar o nó na agulha, passe a linha pelo ganho do dedo indicador, em seguida gire o dedo apoiando-o na parte do olho da agulha. Conduza a linha cruzada até a haste da agulha escorregando o nozinho formado até tocar o tecido. Repita este processo mais 4 vezes, totalizando 5 nozinhos bem ajustados na agulha.

Tutorial Ponto Chuvisco - Revista Bordados Livres com Renata Callado
Foto: Passo 3 - Como conduzir a linha na haste da agulha para Ponto Chuvisco - Revista Bordados Livres com Renata Callado

Passo 4: Agora retiramos lentamente os pontos corridos da ancoragem, puxando levemente a agulha para trás até soltar todas as tramas do tecido que estavam presas pelos pontos corridos, deixando a agulha fincada apenas no primeiro ponto (furo) feito. Depois, recolocamos a linha novamente no olho da agulha, sem retirá-la do tecido! Você pode sentir a necessidade de auxílio de um passador de linha para realizar esta etapa do ponto chuvisco.

Tutorial Ponto Chuvisco - Revista Bordados Livres com Renata Callado
Foto: Passo 4 - Desfazendo a ancoragem  e recolocando a linha no olho da agulha 
Revista Bordados Livres com Renata Callado

Passo 5: Para finalizar o ponto trazemos a agulha para o verso do tecido, mantendo-a na posição na vertical com os nozinhos bem ajustados na agulha e também ao tecido. Para isso apoie os nós com a mão contrária a que você está segurando a agulha. Depois de passar toda a linha para o verso do tecido, você terá um ponto chuvisco feito!

Tutorial Ponto Chuvisco - Revista Bordados Livres com Renata Callado
Foto: Passo 5 - Finalizando o Ponto Chuvisco Bordado no passo a passo - Revista Bordados Livres com Renata Callado

Em complemento a este artigo você poderá assistir a vídeo aula para visualizar a sequência de movimento do ponto chuvisco de outras três maneiras diferentes, inclusive com o uso do bastidor! Vale demais!


Desejo a você muito sucesso e  que este conteúdo tenha te ajudado bastante e que principalmente você consiga alcançar seus objetivos na prática de um bordado livre e criativo!

Até a proxima!

Comentários