VARIANTES FÁCEIS DO PONTO CORRENTE BORDADO PARA INICIANTES
Quer dar um visual diferenciado para o ponto corrente bordado de um jeito simples e prático? Use o chuleado ou enlaçado! Além de conseguir diferenciar, você poderá trabalhar com fios texturizados, brilhantes ou até mesmo inserir pedrarias! Chulear ou enlaçar um ponto de bordado nos traz diversas possibilidades criativas! É só soltar a imaginação!
Neste artigo vamos conhecer a diferença entre chulear e enlaçar um ponto de bordado e ainda aprender como bordar cada um deles no passo a passo!
PRÁTICA DE BORDADO A MÃO COM CHULEADO E ENLAÇADO NO PONTO CORRENTE
Para realizar esta prática de bordado você precisa deixar pronta a base de pontos correntes simples. Pode acessar o tutorial completo aqui mesmo caso ainda não tenha aprendido a bordar pontos correntes. Com as duas bases prontas escolha uma delas para chulear e outra para enlaçar. Vale lembrar que o ideal para realizar este bordado é utilizar agulhas de pontas redondas (romba).
Ponto Corrente com Chuleado passo a passo
Passo 1: Saímos com a agulha do verso para a frente do tecido bem próximo do primeiro elo de corrente feito e em seguida escolhemos uma direção para seguir. No caso do deste tutorial, bordaremos de baixo para cima e da direita para a esquerda.
![]() |
Foto: iniciando o bordado do ponto corrente chuleado, por Renata Callado - acervo pessoal. |
Passo 2: Passamos a agulha entre o tecido e o elo de cada corrente, seguindo a direção escolhida até chegar no final da base feita - carreira de pontos correntes simples. Trabalhe o chuleado com a costura lenta, direcionando a linha na direção escolhida com leveza respeitando o limite da trama e de cada elo de corrente simples. Nesta etapa do bordado você deve garantir que a agulha não pegue a trama do tecido. Caso não tenha uma agulha de ponta redonda, você poderá usar o olho da agulha para chulear as correntes de base.
![]() |
Foto: um ponto chuleado feito, por Renata Callado - acervo pessoal |
![]() |
Foto: movimento do ponto chuleado na corrente de base, por Renata Callado - acervo pessoal |
Passo 3: Para finalizar, desça a linha para o verso do tecido novamente, próximo do último elo de corrente e arremate seu bordado da maneira desejada.
![]() |
Foto: finalizando o ponto corrente chuleado na corrente de base e iniciando o ponto corrente enlaçado, por Renata Callado - acervo pessoal |
Ponto Corrente com Enlaçado passo a passo
Passo 1: Saímos com a agulha do verso para a frente do tecido bem próximo do primeiro elo de corrente feito. Passamos a agulha de cima para baixo e da direita para a esquerda no primeiro elo de corrente simples feito da carreira de base, trabalhando entre o tecido e o elo de corrente sem pegar a trama. Para isso, usamos o olho da agulha para direcionar e levar a linha com leveza para a direção desejada.
![]() |
Foto: movimento do enlace no elo da corrente com o olho da agulha, por Renata Callado - acervo pessoal |
Passo 2: Agora voltamos com a agulha entre o tecido e o próximo elo de corrente fazendo o movimento contrário ao adotado para o primeiro enlace. Trabalhamos com a agulha da esquerda para a direita, formando o desenho de uma linha sinuosa interligando os elos de corrente da carreira de base.
![]() |
Foto: bordando o enlaçado entre as correntes de base da carreira, por Renata Callado - acervo pessoal |
Passo 3: Seguimos o bordado, alternando as direções até finalizar a carreira de pontos correntes simples. Agora é só arrematar o bordado, descendo a linha para o verso do tecido finalizando com um nó ou com arremate sem nó, conforme a sua preferência.
![]() |
Foto: finalizando o enlace na carreira de pontos correntes, por Renata Callado - acervo pessoal |
Vale observar a diferença destas variações de ponto corrente, a beleza e o colorido que o chuleado e o enlaçado trazem ao bordado.
![]() |
Foto: diferença entre chulear e enlaçar nas variações de pontos correntes no bordado, por Renata Callado - acervo pessoal |
Agora é só soltar a sua criatividade, usar linhas diferenciadas e texturizadas, dando seu toque pessoal ao bordado, trazendo originalidade e muita personalidade ao ponto corrente em seu tecido!
Para complementar o estudo deste tutorial, você poderá assistir o vídeo da nossa biblioteca de pontos bordados do canal Arte&Paetê. Aprecie as variantes mais simples e fáceis do ponto corrente bordado a mão e inspire-se!
Desejo a você muito sucesso! Que este conteúdo tenha te ajudado de fato e que principalmente você consiga alcançar seus objetivos na prática de um bordado livre e criativo!
Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário
Ficarei muito feliz ao receber seu comentário. Que você tenha sempre harmonia, saúde e alegria de viver! Sinta meu abraço!