.png)
Acervo pessoal: Ponto Corrente Simples, por Renata Callado
.png)
PONTO CORRENTE
O Ponto Corrente Bordado a mão pode ser feito com ou sem o uso do bastidor. Na prática é um ponto simples de fazer e pode ser aplicado em contornos de desenhos com linhas retas ou curvas, podemos bordar letras e também preencher espaços no tecido com o ponto corrente, conseguindo lindas texturas. Além disso, o ponto corrente possui inúmeras variantes, por isso, saber bordar correntes é uma grande vantagem, já que quanto mais pontos diferenciados soubermos bordar, muito mais diversificado, original e criativo será nosso resultado no tecido!
Vamos ao passo a passo?
Como Bordar Ponto Corrente Simples à mão
Passo 1: Saímos com a agulha do verso para a frente do tecido, em seguida seguramos a linha com a mão contrária a que seguramos a agulha, no meu caso com a mão esquerda e direcionamos a linha para a esquerda. Esta direção pode mudar caso você tenha a mão esquerda dominante e segure a agulha com a mão esquerda, se for o caso você vai segurar e direcionar a linha com a mão direita e para a direita. Contrário a forma como aparece na imagem abaixo.
![]() |
Fotos do acervo pessoal: Passo2 - Tutorial Ponto Corrente Simples, por Renata Callado |
Passo 2: Agora retornamos com a agulha da frente para o verso do tecido, no mesmo local ou muito próximo do primeiro furo feito no tecido. Não levamos a linha totalmente para o verso, devemos deixar uma arco sobre no tecido e segurá-lo. Em seguida, determinamos o tamanho do nosso ponto corrente, trazendo a agulha do verso para a frente do tecido, no centro do arco feito. Ver imagem.
![]() |
Fotos do acervo pessoal: Passo2 - Tutorial Ponto Corrente Simples, por Renata Callado |
Passo 3: Direcionamos a linha levemente para cima, até que o arco se ajuste ao tecido e ao tamanho do ponto corrente que determinamos. Temos um elo da corrente feito! Para continuar a carreira, repetimos o movimento do ponto do passo 1 em diante, formando um novo arco sobre o tecido e voltando com a agulha para o verso no mesmo local do último ponto (furo) feito no tecido.
![]() |
Fotos do acervo pessoal: Passo3 - Tutorial Ponto Corrente Simples, por Renata Callado |
Passo 4: Repita até atingir o tamanho da carreira de correntes desejada. Para finalizar, basta prender o último elo de corrente feito com um pequeno pesponto passeando a agulha de dentro para fora do arco da corrente, levando a linha da frente para o verso do tecido.
![]() |
Fotos do acervo pessoal: Passo 4 - Tutorial Ponto Corrente Simples, por Renata Callado |
![]() |
Foto acervo pessoal: Carreira de Ponto Corrente Simples, por Renata Callado |
Sugiro que você faça a experiência de bordar pontos corrente simples com uso do bastidor e depois sem o uso do bastidor. Faça isso como uma forma de exercício e treino para ampliar suas habilidades no bordado a mão!
Em complemento a este tutorial, você poderá assistir ao vídeo da Biblioteca de Pontos Bordados Renata Callado, do Canal Arte&Paetê. Você verá o ponto acontecendo com e sem o uso do bastidor percebendo a diferença da postura das mãos no tecido de bordado Vale demais!
Desejo a você muito sucesso! Que este conteúdo tenha sido útil e que principalmente você consiga alcançar seus objetivos na prática de um bordado muito mais livre e criativo!
Até a próxima!
![]() |
Click e Saiba Mais! |
Comentários
Postar um comentário
Ficarei muito feliz ao receber seu comentário. Que você tenha sempre harmonia, saúde e alegria de viver! Sinta meu abraço!