![]() |
Foto acervo pessoal: Ponto Pistilo Bordado no Bastidor, por Renata Callado. |
![]() |
Foto acervo pessoal: Hibiscus, fotografado por Renata Callado Avenida Hercílio Luz - Florianópolis |
Geralmente o Ponto Pistilo é utilizado no bordado para representar o pistilo de uma flor, a parte feminina da flor responsável pela reprodução. Porém, nada impede de usarmos em outras ideias de bordado, como em preenchimentos, faixas decorativas ou ainda representando desenhos de outras naturezas.
O que vale no bordado é a sua criatividade! Para isso não existe uma regra! Você pode usar o ponto pistilo onde e como quiser! Agora vamos ao passo a passo e as super dicas que preparei especialmente para você que ama a linda arte de bordar!
COMO BORDAR O PONTO PISTILO SEM DIFICULDADE NO PASSO A PASSO
O Ponto Pistilo é resultado da junção de outros dois pontos de bordado, o ponto reto e o ponto de nó francês. Preferencialmente devemos deixar as duas mãos livres para bordá-lo com o auxílio do bastidor de sua preferência. No entanto, vale lembrar que é possível e viável bordar o ponto pistilo sem uso do bastidor; em nosso artigo estamos priorizando o uso do bastidor que facilita bastante o processo para iniciantes no bordado a mão!
![]() |
Foto acervo pessoal: Ponto Pistilo Bordado com e sem uso do bastidor, por Renata Callado |
Apesar de ser um ponto simples e rápido de fazer, o nó francês dificulta bastante a execução do ponto, tornando-se o “calcanhar de Aquiles” dos principiantes de bordado a mão quando se trata do ponto pistilo. Sabendo muito bem disso, resolvi escrever neste passo a passo todas as instruções essenciais para que você consiga realizar o ponto pistilo no tecido sem erro, deixando-o com um visual perfeito! Para isso, siga os passos:
Passo 1 - Saia com a agulha do verso para a frente do tecido com a intenção de fazer um ponto reto, mas não o finalize, apenas imagine previamente o tamanho e a direção do seu ponto. Antes de voltar com a agulha para o verso do tecido, faça 3 voltas com a linha na agulha, de modo que elas fiquem ajustáveis, não aperte muito a linha em torno da agulha. Agora posicione a ponta da agulha no local previsto, segundo a direção e tamanho do ponto que você imaginou anteriormente.
![]() |
Foto acervo pessoal: fase inicial do ponto pistilo bordado, por Renata Callado |
Passo 2 - Ajuste o nó Francês o mais próximo do tecido possível antes de levar a agulha e a linha para o verso do tecido. Faça isso sem puxar a linha, é um ajuste fino, com o nó francês bem ajustado direcione a agulha levemente para o verso do tecido, trazendo a linha com suavidade.
![]() |
Foto acervo pessoal: fase intermediária do ponto pistilo bordado, por Renata Callado |
3- Deixe as duas mãos livres para bordar, utilize a mão contrária a que você está segurando a agulha para fazer os ajustes necessários, segure levemente a linha, sem puxar demais para não trancar a agulha no nó francês no momento de movimentá-la! Apoie levemente este movimento final, até que o nó francês seja finalizado.
![]() |
Foto acervo pessoal: fase final do ponto pistilo bordado, por Renata Callado |
O segredo do nó francês está justamente nisso, em deixá-lo próximo ao tecido no momento de levar a agulha para o verso do tecido. Com um nó francês e um ponto reto bem ajustado, você terá um ponto pistilo perfeito no seu trabalho de bordado!
Para finalizar o estudo deste ponto em nossa revista, assista o vídeo tutorial e veja o ponto acontecer em 2 minutos!
Comentários
Postar um comentário
Ficarei muito feliz ao receber seu comentário. Que você tenha sempre harmonia, saúde e alegria de viver! Sinta meu abraço!